Conheça mais sobre os cursos Revalida
O melhor método de ensino
Aulas focadas nos temas que mais caem nas provas com professores especialistas
Orientador de estudos
Mentoria personalizada durante toda a sua jornada de estudos
Estude do seu jeito
Estude do seu jeito quando, onde e como quiser
Cursos Completos
Para você que deseja flexibilidade nos estudos com todos os conteúdos disponíveis!
A Medcel prepara você para todos os desafios da carreira médica!
Quer complementar seus estudos na graduação ou passar nas provas de residência médica, títulos e revalidação? A Medcel tem as ferramentas certas para você!
Por onde começar a se preparar
Revalidação de diploma de Medicina no BrasilMuitos brasileiros optam por fazer o curso de Medicina no exterior e depois desejam voltar para o Brasil para atuar como médico. Porém, antes de ingressar no mercado de trabalho, os médicos formados no exterior precisam passar nos exames do Revalida - o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras.
O objetivo do Revalida é reconhecer se o profissional possui os conhecimentos teóricos e as habilidades necessárias para exercer a profissão no país. Por isso, as provas objetiva e prática abrangem as cinco grandes áreas da Medicina: Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Medicina Familiar e Comunidade.
Primeira Etapa
A primeira etapa é composta por uma prova teórica com 105 questões, sendo 100 de múltipla escolha e 05 discursivas.
Nesta primeira fase, os candidatos precisam demonstrar seus conhecimentos gerais, uma vez que os temas mais frequentes são doenças crônicas, pré-natal, calendário vacinal, puericultura e saúde da família, entre outros.
Segunda Etapa
O médico que deseja ter seu diploma validado no Brasil precisa também comprovar suas competências e habilidades estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação de Medicina.
Nesta etapa, os médicos devem saber tomar decisões, ter uma boa comunicação e demonstrar liderança, por exemplo. Isto porque, a prova prática da segunda etapa do Revalida, exige que o candidato saiba fazer uma boa anamnese, realizar exames físicos, interpretar exames laboratoriais, diagnosticar, estabelecer um plano terapêutico, realizar procedimentos médicos adequadamente e aconselhar os pacientes e familiares.