Atualizado em 23/11/2022.

Além de decidir qual especialidade seguir, outra grande dúvida que aparece no final da graduação de Medicina é qual instituição tentar ingressar na Residência Médica.

É comum que estudantes acabem se norteando pela alta procura e concorrência das vagas, entendendo, por exemplo, que quanto mais popular o programa, melhor. Outros, por sua vez, podem escolher a instituição por qualquer outro motivo, mas ficar com outras dúvidas como: “Será que sou capaz de passar em uma vaga tão concorrida?” ou “Será que consigo um resultado melhor que tantas outras pessoas?”.

É por isso que nós, da Medcel, trouxemos para você um ranking das 10 instituições mais procuradas para Residência Médica e, claro, dicas para você entrar em uma delas. Vamos lá?

Top 10 instituições de Residência Médica mais requisitadas

A FAMERP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, é uma instituição pública com sede na cidade do São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Seus programas de Residência Médica são um dos mais procurados do Brasil, oferecendo um ensino diverso que abrange a prática, técnica e humanização.

Quer saber mais sobre esse programa? Leia o artigo: Famerp Residência Médica 2023: especialidades, inscrições e mais!

A Associação Médica do Paraná (AMP) também é um dos programas mais procurados entre os futuros residentes. No edital de 2023, foram cadastrados em seu processo seletivo unificado 34 hospitais participantes.

A primeira fase corresponde a 100 questões de múltipla escolha, comumente trazendo casos clínicos com perguntas assertivas. A segunda fase, por sua vez, é de responsabilidade exclusiva da instituição escolhida e inclui a análise curricular.

Quer saber mais sobre a AMP e quais as especialidades que mais caem na prova? Clique aqui!

O Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo (SUS-SP) comporta em torno de 50 instituições de saúde em todo o estado. Por ter um cenário amplo de atuação profissional (ambulatórios, cirurgias, exames e muitos pacientes), é uma alternativa importante para quem procura ter vivência no cotidiano médico.

O processo seletivo para R1 contém apenas uma etapa de avaliação, que é uma prova teórica de 100 questões.  

Aproveite para ler também: Como ser aprovado na prova de Residência Médica no SUS-SP

A Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP, realiza o Programa de Residência Médica da Escola Paulista de Medicina. A primeira fase consiste em 100 questões de múltipla escolha (com peso 5); já a segunda fase é composta pela prova prática (com peso 4) e pela entrevista (com peso 1).

Aproveite e leia também: Residência Médica Unifesp 2023: saiu o edital!

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece programas de Residência Médica em 47 especialidades, 36 áreas de atuação e 6 programas de anos adicionais.

Acompanhe a live da Medcel com o professor de Cirurgia Geral, João Ricardo Tognini, e saiba tudo sobre essa instituição que é referência em território brasileiro:

AREMG ou Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais. As inscrições para o programa são feitas de forma única pelo site da associação, mas os editais normalmente saem em setembro, com inscrições em outubro. O processo seletivo é dividido em duas etapas: a primeira realizada em Belo Horizonte (a famosa prova de 100 questões objetivas) com peso de 90% e a segunda é a análise curricular com peso de 10%.

A Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, teve sua Faculdade de Medicina inaugurada em 1952 e é dedicada ao ensino, pesquisa e extensão universitária. É considerada uma das melhores instituições para fazer Residência Médica no Brasil e também uma das mais concorridas.

Que tal ler também: Edital Residência Médica USP-RP (Ribeirão Preto) 2023: como funciona?

O ENARE é o Exame Nacional de Residência Médica. Esse é o mais novo processo seletivo queridinho dos futuros residentes, pela grande oportunidade de ingresso na pós-graduação médica. Ele é publicado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), uma estatal vinculada ao Ministério da Educação.

Podemos comparar, no sentido de serem processos seletivos unificados, o ENARE com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos fazem a prova do ENARE e, com a obtenção das notas obtidas, escolhem na plataforma qual instituição e especialização que possui interesse.  

Leia também: Enare Residência Médica: como é a prova?

A AMRIGS, ou Associação Médica do Rio Grande do Sul, é destaque entre os processos seletivos da região Sul do país. O processo seletivo é unificado e engloba instituições de outros estados, como é o caso da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e da Associação Médica do Mato Grosso do Sul (AMMS).

Assim como outros programas, a AMRIGS aplica a primeira fase do processo seletivo, a segunda fase é de responsabilidade da instituição de escolha do candidato.

Clique aqui para ter 3 dicas de como ser aprovado na AMRIGS!

Por fim, chegamos ao primeiro lugar do nosso ranking, comandado pela Universidade de São Paulo, campus de São Paulo. A FUVEST é a responsável pelo processo seletivo de Residência Médica do FMUSP, cujo programa é constituído obrigatoriamente por estágios práticos, que ocupam de 80 a 90% da carga horária. O tempo restante é dirigido a atividades teórico-pedagógicas complementares.

Não deixe de conferir também: Residência USP-SP: temas e especialidades mais cobrados na prova

Como conseguir uma vaga nas instituições mais concorridas do país?

A decisão pela instituição de Residência Médica pode ser feita levando-se em conta a especialidade, a tradição, a localização, ou diversas outras questões. Fato é: nós sabemos que é um caminho cheio de desafios para chegar até lá.

É por isso que a Medcel faz questão de trilhá-lo ao seu lado, trazendo todo o nosso conhecimento e um corpo técnico fera em aprovações. Clique aqui para aproveitar 7 dias grátis do curso preparatório de R1 com início imediato e vamos, juntos, conquistar o seu sonho de se tornar residente!

Gostou desse post? Cadastre-se seu e-mail na newsletter e receba sempre nossos artigos em primeira mão.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
23/11/22
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo