M

uitos alunos que querem cursar Medicina ou os recém-aprovados têm dúvidas sobre Internato e Residência médica. Alguns não entendem a diferença e podem confundir as duas etapas. A primeira coisa a ser dita é que os internatos podem ser diferentes de instituição para instituição e as residências são diferentes entre si.

Leia também: Como passar na Residência Médica em 1 ano?

Internato

O Internato é uma parte obrigatória da graduação – ou seja, você fará o internato ainda na faculdade. Consiste em uma espécie de rodízio entre especialidades para por em prática os conteúdos que o aluno aprendeu durante a graduação.

Durante este período o aluno foca mais na parte prática e o conteúdo teórico tem carga reduzida – o que não significa menos avaliações – os alunos são avaliados constantemente.

Esses estágios são supervisionados por médicos e por residentes, que participam das etapas, já que nenhuma decisão ou procedimento pode ser feito por um interno sozinho.

A duração pode variar (dependendo da instituição) mas, em média, são 2 anos ao final do curso. Geralmente não possui bolsa de estudos e tem uma carga horária bem grande – podendo fazer com que o aluno faça plantões aos finais de semana. O internato é feito em hospitais da faculdade, ou conveniados.

Leia também: Entenda como o internato médico funciona

Residência médica

Depois de passar por toda a graduação (incluindo Internato), chega a formatura e o estudante ganha o título de bacharel em Medicina. Para ter sua especialidade, ele precisa passar por uma Residência médica.

Para fazer a residência, o candidato precisa passar por uma prova em uma instituição certificada. Geralmente a relação candidato versus vaga é grande e, por isso, muitos alunos recorrem aos cursos da Medcel para ter o melhor suporte e flexibilidade neste momento.

Veja nossos cursos preparatórios para residência aqui.

Para algumas especializações, o candidato poderá ter de passar por mais de uma residência para conseguir o título que deseja. As residências oferecem bolsas, que variam de curso para curso e de instituição para instituição, podendo durar até 5 anos.

Leia também: 5 passos para você ser aprovado na Residência Médica

Compartilhe!

Assim como você, outros novos alunos podem ter a mesma dúvida! Por isso, que tal compartilhar esse texto com seus amigos para que eles possam entender essas diferenças e conhecer a gente? Uma coisa é certa: não é a toa que nós aprovamos 2 vezes mais do que todos os outros!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
21/2/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo