Q

uando iniciamos nossa jornada no curso de Medicina, de cara percebemos que o caminho é longo. Após os 6 anos da graduação, que já incluem o internato, é necessário usar toda a nossa bagagem e experiência para fazer uma das decisões mais difíceis da carreira; o próximo passo. A verdade é que são poucos aqueles que já entram na faculdade decididos qual caminho tomar, ou que não mudam de ideia ao longo dos 6 anos. Mas, quando concluímos o curso e nos tornamos médicos generalistas, o próximo passo comum é se tornar especialista. Mas, qual caminho tomar: especialização ou residência médica? Quais as diferenças? Como escolher residência médica ou especialização?

Leia também

Especialização x Residência Médica

As duas modalidades são constantemente confundidas, já que podem levar ao mesmo objetivo comum, com vantagens diferentes. Em resumo, em uma o médico conquista o título de especialista e, na outra, um importante diploma acadêmico. Mas, afinal, o que você precisa saber sobre cada modalidade?

Especialização

  • Carga horária mínima de 360 horas, dependendo da especialização escolhida;
  • Os cursos de especialização (pós-graduação) são pagos pelo próprio aluno;
  • Geralmente a especialização conta com um corpo docente altamente capacitado, que necessariamente é composto por profissionais que tenham cursado mestrado ou até doutorado, ou seja, a especialização prepara muito bem para o meio acadêmico;
  • Será necessário fazer uma prova de título de especialista após concluir o curso, ou seja, o título não é validado automaticamente;
  • Existem diversas opções de especialização em medicina, seja lato sensu (a própria especialização) ou stricto sensu (programas de mestrado ou doutorado).

Saiba quais especialidades caem na prova da AMP aqui!

Residência Médica

  • Carga horária mais densa, podendo durar 2 ou 3 anos, com aulas práticas e vivência no Hospital;
  • A Residência Médica concede uma bolsa para o estudante, durante os 2 ou 3 anos que ele atuar como médico residente;
  • Opção ideal para quem deseja ganhar experiência trabalhando em clínicas e hospitais e atuar no mercado de trabalho;
  • Os programas de R1 ou R3 são realizados dentro de instituições hospitalares, sob a supervisão do corpo médico da especialidade escolhida, o que permite com que o estudante aprenda na prática;
  • Para fazer Residência Médica é preciso passar nos exames. Neste guia falaremos mais sobre os editais e concursos disponíveis no mercado.
  • Ao término da Residência Médica, o médico sai com o título de especialista e pronto para atuar na área escolhida.

Leia também: O que os avaliadores esperam de você na prova prática de Residência Médica?

E como me preparar para a Residência Médica?

Ficou alguma dúvida? Fica ligado lá no nosso Instagram, que nós sempre postamos as novidades sobre este universo por lá. Independentemente do caminho escolhido, a Medcel consegue dar o suporte necessário. E, agora, chegou a hora de botar a mão na massa! Neste link você encontra os melhores cursos para te ajudar a conquistar mais este objetivo na sua jornada – e nós, da Medcel, estaremos sempre ao seu lado. Conte com a gente!

Saiba os Editais e Cronogramas da Residência Médica 2023 aqui!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
29/9/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo