D

epois de passar pela graduação em Medicina, existem algumas possibilidades para o futuro médico. Além da pós-graduação, por exemplo, um dos rumos mais tomados é o de residência médica.

Você já sabe que a Medcel consegue te ajudar na sua jornada independentemente do caminho que você escolher. Por isso, hoje, conversaremos sobre como funciona a prova prática de residência médica – uma etapa que pode consistir em até 50% da nota final do concurso e, por isso, extremamente importante para quem quer ser residente.

Leia também: Residência Médica em Pediatria

A prova prática de residência

O primeiro ponto que você precisa se ligar é que a prova não é uma simples avaliação do seu conhecimento médico. Todos os seus movimentos, falas, habilidades, questionamentos e interpretação serão avaliados por uma banca – afinal, do que adianta alguém dominar o conteúdo e não conseguir se comunicar com o paciente?

Apesar da prova prática não ser obrigatória por lei, ela é adotada pela maioria dos concursos. Geralmente são aplicadas nos hospitais universitários em que a prova será realizada e se utiliza da metodologia OSCE – uma sigla em inglês que significa "exame clínico estruturado objetivo".

O candidato será levado a, geralmente, 5 estações, que representam uma área da medicina: Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Medicina Preventiva e Ginecologia e Obstetrícia. Em cada estação o candidato deverá realizar pequenas tarefas acompanhado de um avaliador – e cada hospital pode acrescentar outras estações, caso julgue necessário.

O tempo de prova é curto: não passa de 10 minutos (mas, fique tranquilo, você será informado antes do tempo que terá para realizar cada tarefa). Nesse tempo, o aluno deverá analisar as situações propostas e entregar uma resposta. Quando todos os candidatos (que são divididos em grupos) passarem por todas as estações, a prova chega em seu fim.

Saiba mais: Como preparar o ambiente de estudos

Avaliação

Todos os candidatos são avaliados por meio de uma checklist. Durante a realização do exame, o avaliador irá distribuir pontos ao aluno com base nessa checklist – e o candidato só irá ganhar o ponto se, de fato, fizer a tarefa corretamente.

A que eu preciso ficar atento?

  • Ao entrar na estação, procure o documento que irá te explicar o cenário e qual tarefa você precisa executar.
  • Fique atento ao avaliador – ele pode ser o próprio ator. Lembre-se de dar todas as informações que ele precisa.
  • Nem sempre a sala contará com um paciente ator. Ela pode estar equipada com manequins – isso já lhe faz considerar que a importância do exame físico será muito maior.
  • Quando o grupo terminar toda a tarefa, não esqueça de acionar o sinal sonoro para poder ir à próxima fase e liberar os candidatos que precisam entrar na sua estação atual.

Quer salvar essas dicas? Salve este infográfico para não esquecer essas dicas e compartilhe com os seus amigos:

Como eu posso me preparar melhor?

Apesar de não ser a única coisa avaliada, saber o conteúdo é a parte mais importante e a que você mais pode se preparar. Você já sabe qual a residência que quer fazer? Então olha os cursos que a gente tem para te ajudar a ficar bala na hora da prova: acesse aqui.

A gente está aqui para te ajudar. Venha fazer parte da família Medcel: somos a melhor opção para ser seu aliado nesta jornada incrível.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
31/1/20
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo