O profissional de Nefrologia é especializado no tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas às funções e doenças do rim, além de doenças sistêmicas.

Qual a diferença entre o Nefrologista e o Urologista?

A Urologia e a Nefrologia são especialidades que se complementam. Enquanto a Nefrologia vem da área clínica, a Urologia é da parte cirúrgica. Ambas lidam com os rins e sistema urinário, porém a Urologia também cuida da área genital masculina.

Quais doenças são tratadas pelo profissional de Nefrologia?

Além do diagnóstico e tratamento da insuficiência renal aguda ou crônica, o Nefrologista também cuida de pacientes com hematúria, proteinúria, cálculos renais, infecções crônicas do sistema urinário, transtorno hidroeletrolítico etc.

 



Áreas de atuação de um Nefrologista

O Brasil está entre os líderes mundiais de transplantes renais, com isso a busca por profissionais especializados em Nefrologia para atuar principalmente em clínicas de hemodiálise é constante. Caso haja interesse em atuar em hospitais públicos, há alguns que já possuem atendimento na área.

Como se tornar um Nefrologista

Atualmente no Brasil, o tempo de formação de um Nefrologista é de 10 anos de estudos, sendo 6 anos de graduação em medicina, 2 anos de residência em Clínica Médica e mais 2 anos de residência em Nefrologia.

Quanto ganha um Nefrologista?

A remuneração média de um Nefrologista é de R$6.500,00 a R$12.500,00.

O Dia do Nefrologista é comemorado no dia 09 de março.Saiba mais sobre essa e outras especialidades acessando o nosso e-book gratuito “Guia de Especialidades – Clínica Médica"