Atualizado em 30/11/2022.

Afinal, o que faz um homeopata?

A Homeopatia é um dos métodos de Medicina Alternativa mais conhecidos e utilizados em todo o mundo. Sua prática é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e, desde 1980, o Conselho Federal de Medicina a legitimou como uma das especialidades médicas.  

O médico homeopata é aquele que realiza o atendimento clínico dos pacientes, avaliando seu estado e sintomas, buscando um tratamento integral e voltado para a saúde do doente e não apenas à cura da doença.  

Hoje, por conta da efetividade dos medicamentos alopáticos da Medicina Convencional, os medicamentos homeopáticos não são voltados para situações de saúde mais graves, o que não impede que a sua área de atuação seja bastante diversificada.

Tem curiosidade em saber o que faz e como é a rotina de trabalho de um homeopata? Continue a leitura que vamos de contar em todos os detalhes!

Como surgiu a Homeopatia?

Conhecido como “pai da Homeopatia”, Samuel Hahnemann foi um médico alemão que, frustrado com a precariedade da Medicina do século XVIII, criou uma nova forma de cuidar, a qual ele denominou pela junção das palavras “homoios” (“semelhante”) e “pathos” (“aquilo de que se sofre”). Apesar do papel primordial de Hahnemann, a história da Homeopatia engloba muitos outros precursores como, por exemplo, Hipócrates e Paracelso.

Samuel Hahnemann

Quais são as bases da Homeopatia?

A Homeopatia é sustentada por três grandes pilares: a similitude, a individualização e a totalidade.

  • A Similitude corresponde a “curar pelo semelhante”, ou seja, para que o medicamento seja eficaz em um paciente, ele precisa causar em uma pessoa sadia sintomas similares ao que o doente apresenta.
  • A individualização, por sua vez, é a pesquisa e análise de sintomas que sejam particulares do indivíduo a ser tratado, mesmo que a doença seja comum. Por exemplo, duas pessoas com o mesmo distúrbio podem apresentar sintomas similares, mas nunca totalmente idênticos.  
  • Já a totalidade é o princípio que busca entender o paciente de forma holística, em todas as suas esferas e sistemas do corpo humano. É por isso que uma consulta com homeopata costuma ser longa, para que ele possa analisar o indivíduo de forma contextualizada e direcionar estratégias terapêuticas adequadas.

Os medicamentos homeopáticos

A prática homeopática é fundamentada no uso de medicamentos que contenham a substância causadora da doença, com o intuito de estimular o organismo a se curar sozinho. Para tanto, essa substância passa por dois processos: diluição e dinamização.

Diluição

Ou infinitesimalidade, trata-se de fazer a maior diluição possível de um medicamento, de forma que sua eficácia seja equilibrada com a menor dose possível do seu princípio ativo. Segundo Hahnemann, quanto mais diluído, melhores são os resultados de cura e menores são os efeitos adversos de sua utilização.

Dinamização

A dinamização, por sua vez, consiste nas “agitações de sucussão” ou “sucussões”. Essas são séries de choques realizadas após cada diluição do medicamento, permitindo que ocorra reações químicas entre seus elementos iniciais.

Leia também: Homeopatia: fonte de tratamento e desmistificações

O que é preciso para atuar como homeopata?

Atuar como homeopata não é uma atividade exclusiva para médicos, já que profissionais de Medicina Veterinária, Farmácia e Odontologia também podem seguir nessa área. No entanto, apenas o especialista em homeopatia pode atuar clinicamente.

A forma de ingresso pode ser através de especialização e posterior realização da prova de Título em Homeopatia, ou pela Residência Médica — sendo esta considerada o caminho mais indicado para os médicos que desejam se aprofundar na área.

Residência Médica em Homeopatia

A Residência Médica em Homeopatia tem duração de 2 anos e é um dos programas com acesso direto, ou seja, o recém-formado não precisa ter cursado outra especialidade como pré-requisito.  

Segundo os dados da Demografia Médica do Brasil (2020), apesar de ter uma taxa de crescimento progressiva nos últimos anos, a Homeopatia ainda está entre as áreas com o menor número de residentes. No edital Enare 2023, por exemplo, foram oferecidas apenas 4 vagas.  

Outro dado interessante de ser ressaltado é que a Homeopatia lidera o ranking como a especialidade que contém médicos com a maior média de idade, cerca de 61,9 anos.

Quer saber como são distribuídas as atribuições dos residentes em homeopatia ao longo dos dois anos de programa? Confira as competências determinadas pela Resolução CNRM Nº 45, de 2 de setembro de 2021, clicando aqui.

Mercado de trabalho

Embora possam atuar em hospitais, os homeopatas têm pouco espaço nestes ambientes, onde muitos dos diagnósticos necessitam de tratamento com maior intensidade. Dessa forma, a atuação em consultórios e ambulatórios, com um fluxo maior de pacientes estáveis, representa um campo mais interessante.

Além disso, desde 2006, a Homeopatia tornou-se uma das especialidades oferecidas na rede públicade saúde. Com a Portaria nº 971, de 3 de maio, o Ministério Público passou a recomendar o atendimento homeopático, junto com outras práticas integrativas, nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando bastante o mercado para esses profissionais.

A grande vantagem da área é a possibilidade de um ritmo de trabalho mais tranquilo, com boa remuneração e horários pré-determinados. Segundo pesquisa do site Salario.com.br, a média salarial de um médico homeopata no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais é de R$ 8.022,86.

Qualidades para um bom profissional

O primeiro passo para dar match com essa especialidade é gostar de pesquisar e prezar por uma boarelação médico-paciente, o que é primordial dentro da Homeopatia. Além disso, é importante ser capaz de transmitir confiabilidade, carisma e conseguir informar com clareza e coerência ao paciente todas as etapas relacionadas ao seu tratamento.

Além disso, é de grande relevância que o homeopata tenha capacidade de reconhecer a necessidade de encaminhar o paciente para tratamento convencional em caso de patologia mais grave ou quando a condição tenha risco de evoluir para ela.

Preparação para prova de Residência

Gostou de saber mais sobre essa especialidade e quer entrar em um programa de Residência Médica? A Medcel te ajuda a chegar lá!

Com uma metodologia assertiva, você vai encontrar muito conteúdo e dicas baseadas nas estatísticas de incidência dos temas que mais caem nas provas. E, o melhor, ter ao seu lado professores especialistas das principais instituições médicas do país. 

Clique aqui e conheça os cursos preparatórios de Residência Médica!

Gostou desse post? Siga nossa newsletter para ficar sempre atualizado.

REFERÊNCIAS

Associação Brasileira de Homeopatia Médica.
Disponível em: https://amhb.org.br/

Demografia Médica no Brasil, 2020.
Disponível em: https://www.fm.usp.br/fmusp/conteudo/DemografiaMedica2020_9DEZ.pdf

PORTARIA Nº 971, DE 3 DE MAIO DE 2006.
Disponível em: https://www.cff.org.br/userfiles/38%20-%20BRASIL_%20MINIST%C3%89RIO%20DA%20SA%C3%9ADE_%20Portaria%20n%C2%BA%20971,%20de%2003%20de%20maio%20de%202006_.pdf

RESOLUÇÃO CNRM Nº 45, DE 2 DE SETEMBRO DE 2021.
Disponível em:https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-superior/resolucao-residencia-medica/Resolucao45HomeopatianoBrasil.pdf

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
30/11/22
na categoria
Especialidades médicas

Mais sobre 

Especialidades médicas

ver tudo