R

esponsável pela realização e interpretação de procedimentos diagnósticos direcionados às patologias alérgicas, o médico alergista é um profissional cujo trabalho impacta diretamente a qualidade de vida de muitas pessoas, sobretudo as portadoras de doenças crônicas, que poderiam levá-las a óbito caso não fossem tratadas, como no caso da asma.

Desde que foi estabelecida, a especialidade de Alergia e Imunologia é uma das áreas médicas que mais têm se desenvolvido, principalmente em relação à pesquisa, o que oferece uma excelente oportunidade de crescimento para quem se interessa por essa área.

Saiba também: O que faz um urologista?

Fundação da ASBAI e o dia do médico alergista

Subespecialidade da Clínica Médica, a Alergia e Imunologia existe no Brasil desde 1972, quando houve a junção da Sociedade Brasileira de Alergia do Rio de Janeiro, e da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia de São Paulo, formando assim a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). A criação da ASBAI aconteceu no dia 14 de dezembro de 1946, data escolhida para a celebração do dia do médico alergista.

Campo de atuação

Conforme citamos acima, a pesquisa é um campo de trabalho interessante para quem opta pela especialidade. Já aqueles que preferem atuar clinicamente podem aproveitar a boa oferta de vagas na área, mesmo para quem acabou de terminar a residência médica, o que se deve, principalmente, à carência de profissionais qualificados.

O médico alergista pode decidir entre uma vida com uma rotina de trabalho mais tranquila, ou uma carreira mais atarefada, atuando em mais de uma instituição.

Saiba também: O que faz um anestesiologista?

Como se tornar um médico alergista?

A residência em Alergia e Imunologia é o principal caminho para quem deseja atuar nessa área médica. Para realizar o processo seletivo é necessário possuir o título ou ter finalizado a residência em Clínica Médica. Com isso, a formação deste especialista demanda pelo menos 4 anos de experiência, sendo dois referentes à Clínica Médica e mais dois correspondentes à subespecialidade.

Preparatório para residência médica

A Medcel preparou um curso especial para ajudar os médicos que desejam se especializar nesta área médica, por meio de módulos de diferentes durações, de acordo com a disponibilidade de tempo do estudante, e conteúdo produzido com base nas estatísticas das provas dos últimos cinco anos.

Conheça nossos cursos preparatórios para a residência médica

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
26/12/17
na categoria
R+

Mais sobre 

R+

ver tudo