C

om o passar dos anos e avanços da medicina, a população começou a se conscientizar mais sobre a necessidade de cuidar da saúde. Hoje, já podemos dizer que há mais preocupação com a saúde física, em que o cuidado com o corpo e alimentação são grandes protagonistas. E a saúde mental?

Com o sucesso do outubro rosa, mês de conscientização do câncer de mama, outros meses começaram a trazer cores para alertar a população sobre doenças ou casos específicos de grande importância. O setembro amarelo é um deles, que visa alertar sobre o suicídio.

Leia também: Outubro Rosa: o mês de prevenção do Câncer de Mama.

Porém, em 2014, um psicólogo de Minas Gerais percebeu que era necessário falar mais sobre a saúde mental, não só combatendo o suicídio. Foi então que nasceu o Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental.

Os 5 objetivos do Janeiro Branco

  1. Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
  2. Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da saúde mental e da saúde emocional nas vidas das pessoas;
  3. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem saúde mental e saúde emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
  4. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
  5. Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da saúde mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da saúde mental dos indivíduos e das instituições.

Fonte: Projeto Janeiro Branco

Quer ser um especialista?

Diversas áreas podem cuidar da saúde mental, tendo em vista que vários são os fatores que a afetam – e este é um dos principais objetivos do Janeiro Branco: trazer uma reflexão profunda sobre o que afeta a saúde mental de cada um.

Uma das principais especialidades da medicina que trata sobre isso é a Psiquiatria. A duração do curso é de 3 anos e aqui na Medcel, nós temos o programa ideal para que você realize esse sonho.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
24/1/20
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo