M

uitos estudantes têm dúvidas pontuais sobre a doença do refluxogastroesofágico: seja de como fazer o diagnóstico ou de como realizar o tratamento.

A DRGE é mais comum do que se imagina, acometendo até 20% dos adultos e, com frequência, os bebês. O refluxo ocorre quando há um funcionamento inadequado de um músculo anelar que normalmente impede que o conteúdo gástrico retorne ao esôfago, provocando mais comumente a azia.

O E-bookfoi feito com acolabraçãodo professor Carlos Saul, que é coordenador dos cursos de pós-graduação em Gastroenterologiae Endoscopia Digestiva da Faculdade IPEMED de Ciências Médicas.

Leia também: A ansiedade na prova de Residência Médica.

Quais são os pontos que o E-book aborda sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico?

Primeiramente, o E-bookaborda o manejo do paciente com DRGE. Para isso, traz os fatores de risco para a doença, o crescimento e as consequências, a fisiopatologia da DRGE (multifatorial) e a hérnia hiatal de deslizamento.

Depois, o material comenta o quadro clínico da DRGE, juntamente com mas manifestações atípicas e a intensidade dos sintomas.Então, entraremos nos desafios diagnósticos na DRGE, explicando como é feita a anamnese, o teste terapêutico e os exames complementares (radiologia contrastada do esôfago, endoscopia e PhMetria e ImpedâncioPhMetria).

Por fim, explicamos um pouco mais sobre o tratamento da doença, isto é, o tratamento clínico propriamente dito, as orientações práticas, o tratamento cirúrgico, além de um resumo prático.

Como aprofundar os estudos sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico?

Após os download do E-book, que tal experimentar a plataforma da Medcel? Isso mesmo, clicando aqui você pode navegar, estudar e conhecer os benefícios dos nossos cursos preparatórios durante 7 dias sem pagar nada. Compartilhe essa novidade com os seus amigos e faça parte do nosso time de alunos.

Sobre o Prof. Carlos Saul

O Prof. Carlos Saul MSC PHD é Doutor e Mestre em Gastroenterologia pela UFRGS; Coordenador do curso de Pós Graduação em Gastroenterologia da Fac. IPEMED de Ciência Médicas; Coordenador do curso de Pós Graduação em Endoscopia Digestiva da Fac. IPEMED de Ciência Médicas; Membro titular da SOBED / MEMBERSHIP ESGE; Médico chefe do serviço de Endoscopia Digestiva do hospital Universitário HU Canoas RS; Coordenador do curso de Endoscopia Digestiva do Hospital Universitário HU Canoas RS.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
12/2/21
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo