Q

uantos livros uma pessoa consegue ler por ano? Para a escritora britânica Agatha Christie, esse número girava em torno de 200, o que é cerca de 1 livro a cada 1 dia e meio. Já o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, enquanto lida com as preocupações características da posição de diretor executivo, consegue terminar um novo livro a cada duas semanas. Mas, além de serem referência em suas áreas, qual o segredo dessas pessoas para ler mais rápido e melhor? Descubra a resposta abaixo.

Leia também: Como melhorar a concentração?

Leitura dinâmica

Bastante difundido, esse método de leitura rápida constitui-se de técnicas para aumentar a velocidade com que é possível terminar livros sem prejudicar o entendimento e a absorção do conteúdo. A metodologia consiste em ler agrupamentos inteiros de palavras, encurtando o tempo de foco em cada termo isolado e da leitura em geral.

Consultor de leitura e memorização, em seus cursos e palestras, o britânico Tony Buzan ensina alguns métodos de leitura dinâmica para que todos possam aprender a ler mais rápido e melhor. Ele conta que começou os seus estudos no assunto quando percebeu que era capaz de ler apenas 213 palavras por minuto, enquanto uma colega de classe tinha uma média de 300.

Para melhorar suas habilidades, Tony passou a pesquisar sobre a anatomia do olho humano, agrupamento de palavras e focalização, temas centrais dentro do assunto. De acordo com o consultor, em pouco tempo ele foi capaz de dobrar sua velocidade de leitura.

Principais dicas de leitura dinâmica de Tony

  • Estude sobre o funcionamento do cérebro;
  • Aprenda a usar seus olhos para ler mais rapidamente;
  • Fique em boa forma física, garantindo mais oxigênio para o cérebro;
  • Crie um grupo de leitura rápida.

Leia também: Como se organizar para estudar?

Respeite o seu tempo

O objetivo da leitura é adquirir um conhecimento novo e se divertir no processo. Buscar por cada vez mais velocidade pode comprometer a única função de você ter aberto o livro pela primeira vez. O ideal é que a leitura seja prazerosa e proveitosa.

Uma anedota creditada ao cineasta Woody Allen, exemplifica os problemas que podem decorrer de não respeitar o próprio tempo de leitura:

“Fiz um curso de leitura dinâmica e li Guerra e Paz em 20 minutos. É sobre a Rússia."

Lembre-se, o mais importante é buscar por eficiência, o que pode ou não estar ligado à velocidade.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
23/8/17
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo