Atualizado em 07/03/2024

Administrar o tempo é uma tarefa que, para muitos, é complicada. Antes de qualquer coisa, é preciso entender que temos 24 horas por dia. Não há segredo que faça esse tempo se multiplicar e, neste texto, você não aprenderá nenhuma mágica para que o seu dia pareça ter 10 horas a mais.

O grande segredo, na verdade, é saber como usar o seu tempo de forma mais efetiva para que o seu rendimento nos estudos seja melhor. Confira, a seguir, quatro dicas preciosas para aumentar a sua produtividade (e uma dica bônus no final!):

Leia também: Como montar um cronograma de estudos?

1 – Faça listas

Quando temos um checklist ou algo do tipo, conseguimos seguir as tarefas com mais facilidade pois, assim, entendemos que não esqueceremos nada e o nível de ansiedade diminui. Mas, para as listas serem mais efetivas, é importante saber categorizá-las e, também, dar prioridade a cada tarefa.

Tente começar pela mais importante e urgente e não pela mais fácil.

2 – Faça pausas

Não é unanimidade quando o assunto é tempo de estudo. Muitos conseguem ficar concentrados por horas à fio, enquanto outros precisam de pausas a cada 10 minutos.

Fazer pequenas pausas durante o estudo pode ajudar você a se concentrar mais, aprender mais e, com isso, ficar menos horas estudando para aprender algum conceito.

Experimente técnicas como a Técnica Pomodoro, que envolve períodos de estudo concentrado intercalados com pausas curtas, isso pode ajudar a manter sua mente fresca e aumentar a sua concentração.

Alguns especialistas afirmam que uma pequena pausa a cada 20 minutos (pequena mesmo, de 1 minuto) já é o suficiente.

3 – Evite distrações

Por mais óbvia que possa parecer essa questão, saber ter um espaço apenas para estudo, sem distrações, pode fazer o tempo render muito mais.

Tente estudar em um ambiente exclusivo para isso, sem aparelhos eletrônicos que possam tirar sua vontade de estudar por perto (como televisão, celular, tablet), ou em lugares extremamente confortáveis – o que pode causar sonolência e, com isso, atrapalhar a fluidez do seu estudo.

Leia mais: 6 dicas para se concentrar nos estudos.

4 – Descanse

Quando estudamos cansados ou sonolentos, tendemos a ler a mesma frase diversas vezes. Quem nunca se pegou lendo absorto e só percebeu que não assimilou nada depois de algumas páginas? É preferível tirar um pequeno cochilo antes do estudo e ter um pouco menos de tempo para estudar do que estudar cansado. O tempo será muito mais aproveitado.

Leia mais: Como preparar o ambiente de estudos.

DICA BÔNUS: Faça uma coisa de cada vez

Muitos tópicos de estudos podem ser complicados e demorados. Por vezes, pode haver uma tendência de abandonar um tópico e começar outro, ou tentar conciliar mais de um tópico por vez.

Em assuntos mais complexos, podemos demorar para entrar em um ritmo e encontrar uma linha de raciocínio. Tente sempre começar e terminar um tópico antes de começar um novo. Este hábito, a longo prazo, ajudará no rendimento do seu tempo.

Ficou pra trás nos estudos para a Residência Médica? A Medcel resolve isso pra você! (youtube.com)

Prepare-se com a Medcel e conquiste os melhores resultados!

A Medcel tem a solução mais completa para a sua aprovação. Na nossa plataforma, você encontra tudo o que precisa para ser aprovado. A metodologia Medcel é baseada em 4 pilares: base teórica, prática por questões, análise de desempenho e revisão programada. Essa metodologia te prepara para dominar o conteúdo que mais cai na prova a partir de um cronograma que se adapta a sua rotina, além de simulados personalizados.

Conheça os cursos da Medcel, aproveite e teste 7 dias grátis! 

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo