Na luta contra o HIV, Unicef utiliza coquetel para frear a transmissão do vírus em bebês
A nova medida declara não ser um grande avanço científico, mas uma nova atitude contra o HIV. Chamado de “inovação para uma geração livre do HIV”, o ‘pacote mãe-bebê’ contém remédios e instruções necessárias para a proteção da mãe infectada com o HIV e seu bebê recém-nascido. O intuito da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é de ajudar a finalmente acabar com a transmissão do fatal vírus para os bebês.
Os pacotes serão distribuídos a mulheres do Quênia, Zâmbia, Lesoto e Camarões, a partir deste mês. A meta da ONU é até 2015 eliminar a transmissão do HIV de mães para filhos nos países mais pobres.
“Não precisamos de qualquer avanço científico ou nova tecnologia para combater esse problema”, disse Jimmy Kolker, chefe dos segmentos de HIV e Aids na Unicef. “O que precisamos é de uma maneira de capacitar as mulheres a tomar conta de si mesmas”.
“No mundo desenvolvido, há atualmente poucos bebês nascidos com HIV posistivo, mas na África ainda nascem mais de mil todos os dias”, afirmou Kolker. Ele também disse que eliminar as transmissões hereditárias até 2015 é uma “meta ambiciosa”, mas que pode ser alcançada com algumas novas idéias.
Segundo dados do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), mais de 50% das mulheres com HIV positivo na África subsaariana em 2008 não tomaram os medicamentos necessários para impedir a transmissão do vírus para seus filhos.
Cerca de 33,4 milhões de pessoas em todo o mundo são portadores do vírus, sendo 22,4 milhões da África subsaariana.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), em torno de 430 mil crianças foram infectadas com o vírus em 2008, sendo em sua maioria através de transmissão da mãe.
O custo desses pacotes de remédios é de aproximadamente US$ 70 por caixa. O pacote tem a metade do preço da quantidade de medicamentos necessários por um para um bebê com HIV positivo, declara Unicef.
“Tem um bom custo-benefício sob todos os pontos de vista”. “É algo que pode ser feito em vilarejos e acompanhado por um agente de saúde comunitário ou grupo de mães. Não precisa haver uma enfermeira ou de um médico acompanhando”, afirmou Kolker.
Este projeto-piloto do Unicef nos quatro países, no valor de US$ 8 milhões, terá três fases, com cerca de 30 mil pacotes distribuídos em cada uma das fases, para atender a quase 100 mil mulheres até meados de 2011.
Fonte: Folha Online
VOLTAR

PARTICIPE DE NOSSAS REDES