O

primeiro ato de praticamente todos os médicos recém-graduados é se dirigirem até o Conselho Regional de Medicina (CRM) do seu estado e fazer a requisição do número de CRM, documento que os autoriza a atuar profissionalmente. Mas exatamente o que é o órgão e qual sua função, além da regulamentação da profissão? Essas respostas você vai conferir abaixo.

Leia também: Como escolher sua Residência Médica? O que considerar na escolha?

Conselho Federal de Medicina (CFM)

Pode parecer um pouco confuso, pois existem dois órgãos responsáveis por realizar a fiscalização e normatização da atividade profissional em medicina, o federal e o estadual. Embora os dois conselhos atuem juntos, eles possuem autonomia para tomar decisões e julgar os casos que estiverem dentro de suas competências. O CFM ainda possui um importante papel político, pois além dos interesses dos médicos, eles atuam junto ao poder público para garantir melhores condições de saúde para a população.

Principais atribuições do CRM

A principal função dos Conselhos Regionais de Medicina é fiscalizar a atuação dos médicos e realizar o julgamento dos casos que ferem o Código de Ética Médica, podendo suspender ou mesmo cassar o registro do profissional que cometer infração. Também cabe ao órgão realizar o registro de médicos e entidades jurídicas, sendo responsáveis pela avaliação das capacidades do requerente de acordo com as exigências para exercer a profissão.

Referência para quem atua na área, o CRM possui uma política de valorização e dignificação dos profissionais de medicina. Para isso, o órgão faz uso de ferramentas para promover o desenvolvimento dos seus associados por meio de atividades educacionais com objetivo de aprimoramento e atualização dos conhecimentos em medicina.

Importância do CRM para a sociedade

Ao fiscalizar e garantir um nível de excelência para a prática da medicina, o Conselho Regional de Medicina contribui diretamente para a saúde da população. Além de permitir a atuação, o número do CRM é uma ferramenta utilizada para que as pessoas saibam que estão sendo atendidas por profissionais qualificados.

Para conferir se um médico faz parte da associação, basta acessar o portal do conselho e inserir o número do CRM apresentado por ele. Acesse, abaixo, a página do Conselho Regional de Medicina de cada estado:

CRM-AC

CRM-AL

CRM-AP

CRM-BA

CRM-CE

CRM-DF

CRM-ES

CRM-GO

CRM-MA

CRM-MG

CRM-MT

CRM-MS

CRM-PA

CRM-PB

CRM-PE

CRM-PI

CRM-PR

CRM-RJ

CRM-RN

CRM-RO

CRM-RR

CRM-RS

CRM-SC

CRM-SE

CRM-TO

Esse conteúdo foi útil para você? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
17/8/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo