I

ndispensável para a prática da medicina, o CRM é um número que o profissional adquire após realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por isso, logo após receber o diploma, os médicos precisam procurar o órgão no seu estado e realizar a inscrição para terem permissão para exercer a profissão.

Leia Também: O que é o Conselho Regional de Medicina?

Cabe ao Conselho Regional de Medicina (CRM) realizar a fiscalização da prática da medicina, impedindo que indivíduos sem o registro, ou seja, incapacitadas para exercer o ofício, atuem e coloquem a vida das pessoas em risco. A eficácia dessa vigilância é aumentada pela possibilidade de qualquer cidadão verificar o registro no CRM de qualquer profissional, buscando pelo nome completo do médico no site do órgão.

Como tirar CRM médico

A inscrição no Conselho precisa ser realizada presencialmente. O médico recém-formado deve comparecer à sede do órgão ou a uma delegacia autorizada com todos os documentos necessários em mãos. Além disso, o requerente deve apresentar o boleto com os recolhimentos quitados.

Todos os procedimentos com detalhes podem ser encontrados no site do Conselho Regional de Medicina de cada estado. Ligar ou agendar uma visita para tirar dúvidas são atitudes úteis para evitar dores de cabeça no momento de fazer a inscrição.

Documentos necessários para tirar o CRM

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral;
  • Certificado Militar com prova de quitação;
  • Diploma ou Certidão de Colação de Grau;
  • 03 (três) fotografias coloridas, tamanho 3x4, tiradas de frente, contra fundo branco, com roupas não brancas, sem reflexos ou sombras, olhos abertos, sem óculos ou item de chapelaria;
  • Boleto com taxas quitadas.

Fazer inscrição no CRM sem o diploma

É possível dar seguimento ao processo de liberação do CRM mesmo que o profissional ainda não esteja em posse do seu diploma original. Para isso, no ato da inscrição, é preciso apresentar uma declaração da faculdade atestando que a colação de grau já foi realizada. Depois de formalizar o pedido do CRM, será preciso apresentar o diploma original em no máximo 120 dias.

Leia também: Como validar o diploma médico em outros países?

Diploma no exterior

Os médicos estrangeiros ou profissionais que concluíram a graduação em medicina fora do país devem apresentar o diploma revalidado quando forem realizar a inscrição no CRM. Também é preciso levar uma cópia simples dos seguintes documentos:

  • Diploma;
  • Documento de identificação usado no país de origem;
  • Certificado de proficiência em português;

Esse conteúdo foi útil para você? Se ainda tem dúvidas, pergunte para a gente nas nossas redes sociais!

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
14/1/17
na categoria
Notícias Médicas

Mais sobre 

Notícias Médicas

ver tudo