Atualizado em 26/03/2024

Hey, tudo bem?

Fundamental para as áreas médicas de Obstetrícia e Neonatologia, o New Ballard Score (NBS) é um dos métodos utilizados para determinar a Idade Gestacional (IG) de um recém-nascido. Essa estimativa baseia-se na análise de determinadas características físicas e neurológicas do neonato, com possível margem de erro de duas semanas.

A IG pode ser estimada pela Data da Última Menstruação (DUM), pela ultrassonografia (USG) gestacional precoce — até 14 semanas — ou pelo exame físico do Recém-Nascido (RN). Os sinais físicos recebem pontuação para o cálculo da IG e um dos escores aplicados é o New Ballard, super importante para as provas. Quer ficar por dentro? É só continuar a leitura.

Leia mais: Gestação a termo, pré-termo e pós-termo: Entenda o que é na gravidez

Como funciona o New Ballard?

Para determinar a idade gestacional, o New Ballard avalia seis parâmetros neurológicos e seis físicos. O profissional responsável pelo exame atribui uma nota para cada indicador conforme a tabela de parâmetros, cuja somatória determina a IG do recém-nascido. Ele é preferível no exame do RN prematuro desde que a avaliação ocorra entre 12 e 20 horas de vida, por considerar mais critérios neurológicos do que somáticos, sendo mais preciso — mas pode ser feito em até 96 horas de vida.

Cada indicador terá uma nota conforme a tabela de parâmetros, cuja somatória determina a IG do recém-nascido.

  • Ângulo de flexão do punho: flexione a mão sobre o punho, aplicando pressão suficiente para alcançar a máxima flexão possível. Meça o ângulo entre a parte inferior da mão e a face anterior do antebraço. Atribua os pontos conforme a tabela.
  • Retração do braço: com a criança em decúbito dorsal, fletir ao máximo os antebraços por 5 segundos. Em seguida, estenda-os completamente, puxando pelas mãos; depois solte. Meça o ângulo de flexão do cotovelo, de acordo com a tabela.
  • Ângulo poplíteo: com a criança em decúbito dorsal e a pelve apoiada na superfície de exame, dobre as pernas sobre as coxas e as coxas sobre o abdome (posição joelho-tórax) com uma mão. Com a outra mão, estenda a perna aplicando leve pressão e meça o ângulo poplíteo, de acordo com a tabela.
  • Sinal “do xale”: com o recém-nascido deitado de barriga para cima, segure uma das mãos e leve-a o mais próximo possível do ombro do lado oposto. Permite-se levantar o cotovelo sobre o corpo. A contagem de pontos é feita segundo a localização do cotovelo.
  • Manobra de calcanhar-orelha: posicione o recém-nascido em decúbito dorsal e a pelve estabilizada. Com uma mão, mova o pé do RN em direção à cabeça o mais próximo possível, sem aplicar força excessiva. Observe a distância entre o pé e a cabeça, bem como o grau de extensão do joelho.

Confira os parâmetros analisados no New Ballard Score

Como calcular a IG com o New Ballard?

Nesse método, o resultado é obtido com a soma simples da pontuação correspondente a todos os parâmetros avaliados. No quadro a seguir, nós correlacionamos a idade gestacional (semanas e dias) à somatória encontrada.

Quando utilizar o método New Ballard?

Ele é imprescindível quando não é possível determinar a DUM da mãe e o exame de ultrassonografia não foi realizado no início da gestação. Nessas condições, o NBS é preferível aos demais métodos de cálculo da IG existentes, pois pode ser utilizado em prematuros. Também é mais rápido que o Dubowitz e consegue avaliar um número maior de parâmetros que o método de Capurro.

Bons estudos!

Leia Mais:
Método de Capurro: o que é esse teste na pediatria, suas escalas e mais
As atualizações mais importantes em Pediatria para as provas de residência
Quais os temas que mais caem na prova sobre Neonatologia?

Estude para as provas com a Medcel!

A MEDCEL tem cursos preparatórios para você sair na frente nos processos seletivos de Residência Médica. Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Referência:

KAULITZKI, Sebastian. 3d rendered illustration of a fetus week 39. [20--?]. 1 ilustração. Shutterstock. Disponível em: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/3d-rendered-illustration-fetus-week-39-2217997717. Acesso em: 26 mar. 2024.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
26/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo