Atualizado em 07/03/2024

Organização é fundamental para aumentar os rendimentos em qualquer atividade, desde as mais simples até as mais complexas. Durante a realização da preparação para a prova de residência médica ou qualquer outro concurso médico, essa é uma das habilidades mais importantes para alcançar o objetivo.

Saber se organizar para estudar vai muito além de arrumar o espaço e deixar todos os seus pertences à mão. É preciso um planejamento de toda a rotina e definição das prioridades, tanto do que vai estudar, quanto do que não vai estudar. Para ajudá-los a conquistar esse objetivo, nós criamos esse artigo com algumas dicas interessantes.

Leia também: Como ler mais rápido e melhor?

Plano de estudos

Essa é a primeira ação que deve realizar para aproveitar melhor cada minuto da preparação. Basicamente, o plano de estudos é um modelo sistemático no qual você deve planificar suas horas durante o dia, encontrar momentos que podem ser aproveitados para sua preparação e dividir os temas que deverão ser estudados em blocos fechados.

Embora muitos estudantes utilizem esquemas ou planilhas para criar a ferramenta, até mesmo uma simples folha de papel pode ser usada para essa finalidade.

O segredo por trás de um cronograma de estudos sob medida para a sua prova de R1 (youtube.com)

Dicas simples para se organizar para estudar

Separamos algumas orientações bem simples que vão tornar a sua preparação mais simples e produtiva. São elas:

Organize o espaço

A frase do caos vem a ordem não funciona para esse caso. Quanto mais bagunçado estiver o local onde irá trabalhar, maior será o desânimo na hora de encarar os livros. Por isso, sempre estude em um espaço arrumado, limpo e tranquilo.

Leia também: Como criar metas de estudo e ser aprovado em concursos médicos

Organize o tempo

Tempo é um dos ativos mais valiosos na sua preparação para as provas. É preciso fazer com que cada segundo valha a pena. Isso não significa apenas dividir as horas em blocos, mas encontrar momentos que poderiam ser bem aproveitados e principalmente priorizar como irá gastar o seu tempo.

Experimente diferentes técnicas de gerenciamento de tempo, como a técnica Pomodoro, onde você trabalha por períodos curtos e faz pausas regulares, ou a técnica Eisenhower, que ajuda a priorizar tarefas com base na importância e na urgência.

Leia também: 4 dicas para melhorar a administração do tempo na hora dos estudos

Reserve um momento para organização e reflexão

Separe um dia ou parte dele para avaliar como foi a semana anterior em relação aos seus estudos, o que pode fazer para melhorar o rendimento e a definição do plano de ação para a próxima semana.

A MEDCEL tem solução mais completa para a sua aprovação! Entre no nosso site e teste a plataforma por 7 dias grátis! CLIQUE AQUI e comece sua jornada com a gente.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Residência Médica? Inscreva-se e boa preparação!

Obrigado! Seu envio já foi recebido no nosso sistema.
Algo deu errado. Revise os campos acima.
Postado em
7/3/24
na categoria
R1

Mais sobre 

R1

ver tudo